2016

BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube

In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do Intercom – XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.

Resumo: Os BookTubes são um tipo específico de canal literário no YouTube. Esta pesquisa pretende explorar os padrões de conteúdo destes vídeos, produzidos por leitores, partindo da hipótese de que há características específicas compartilhadas por eles ao abordar livros e leitura como principal temática. Foram selecionados seis BookTubes em língua inglesa com base em seu número de inscritos. A análise de conteúdo foi realizada através da varredura dos metadados dos 2.397 vídeos destes canais, revelando padrões de publicação para cada tipo de conteúdo, além da predominância de títulos da frontlist e de livros do gênero Jovem Adulto, tanto Fantasia quanto Contemporâneo.

Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber.
Vozes e Diálogo, 2016. (Em co-autoria: OLIVEIRA, Camyla da Silva).

Resumo: Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.


2015

Catalogação Social, Leitura de Livros e Sociabilidade: Apontamentos Para Novas Práticas de Leitura
Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) – v.4, n.2, jul./2015 – ISSN 2238-5126

Resumo: Este artigo tem como objetivo mapear as principais plataformas de catalogação social da leitura, verificando, através de análise comparativa, possíveis padrões em seus recursos e potenciais formas de utilização por seus usuários. Pretende-se identificar e classificar o papel destas redes sociais online na descoberta e escolha de obras literárias, assim como sua capacidade de convergir leitores, escritores e editoras em práticas sociais de leitura apoiadas por ambientes digitais. Tal investigação é motivada pela necessidade de compreender o papel da sociabilidade online na descoberta e escolha de livros, bem como sua capacidade de conectar leitores, autores e editoras na promoção de hábitos de leitura. Busca-se analisar o fenômeno mundial da catalogação da leitura, à luz da história cultural, comparando-o à sua manifestação no contexto nacional.

Práticas de Leitura e Uso de Sites de Redes Sociais entre Estudantes de Jornalismo
In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do Intercom – XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: Intercom, 2015.

Resumo: Diferentes pesquisas apontam para a ampliação da frequência de uso de internet no Brasil, especialmente entre jovens, em paralelo ao decréscimo da quantidade de livros lidos. O presente artigo tem como objetivo analisar hábitos de leitura de estudantes de Jornalismo, partindo da hipótese de que a maior parte das práticas de leitura diária destes indivíduos acontece em ambientes digitais. Pretende-se, através de método quantitativo, testar possíveis correlações entre frequência e hábitos de leitura de textos, em diferentes formatos e suportes, com destaque para conteúdo noticioso, e o tempo de permanência no Facebook.


2014

Social media and books: an analysis of the relationship between reading habits and online sociability
In: 3dr Annual International Conference on Journalism & Mass Communications (JMComm 2014), 2014, Cingapura. Proceedings of the 3dr Annual International Conference on Journalism & Mass Communications. Cingapura: GSTF, 2014.

Abstract: This study aims to analyze the relationship between reading habits and the use of social media. Starting from the idea that the low level of interest in books in Brazil contrasts with the high level of interest in social media, the exploratory research affirms the relevance of the indepth reading of books, digital or printed. The preliminary results of a survey conducted among university students indicates the majority preference for printed books. Most students said they enjoy reading, however the time spent reading was much inferior to the time using social media, specially Facebook. The adoption of social cataloging platforms is still inscipient, however those who use these sites were among those most devoted to reading.

A Sociabilidade no Desenvolvimento de Hábitos de Leitura entre Estudantes Universitários
In: II Seminário Acadêmico e Científico da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, 2014. Anais do II Seminário Acadêmico e Científico da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Juiz de Fora. (Em co-autoria: OLIVEIRA, M. C. ; DUARTE, L. E. C.).


2010

World of Warcraft: semioses para produção de envolvimento em jogos eletrônicos
Dissertação de Mestrado apresentada para obtenção do grau de Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Gradução em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.


2009

Fansub e Scanlation: Caminhos da Cultura Pop Japonesa de Fã para a Fã via Web
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

Resumo: Este artigo pretende analisar a produção e consumo da cultura pop japonesa por seus fãs sob a ótica da convergência midiática e da cultura de participação. Para isso, é tratado brevemente o surgimento dos primeiros mangás e animes no Japão, bem como a importância dos fansubers e scanlators para sua disseminação no ocidente, atualmente através da internet em redes colaborativas. Entre a abordagem colaborativa de alguns produtores e a postura proibicionista de outros, é avaliado o papel atual destes fãs, aqui considerados produsers, junto à mídia tradicional, assim como as transformações possibilitadas pelos avanços tecnológicos.


2008

Wii e os Exer-Games: um Novo Lugar para o Corpo no Entretenimento Digital.
CELACOM 2008. XII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação UMESP, São Bernardo do Campo (SP), 5 – 7 de maio de 2008.

Resumo: Este artigo pretende identificar e conceitualizar os elementos característicos da corporalidade digital nos jogos eletrônicos como manifestação de um novo lugar para o corpo nos processos de comunicação mediados pelos ambientes virtuais. Através de um estudo de caso aplicado ao console Nintendo Wii, pretende-se investigar a transformação do entretenimento digital desde a negação inicial do corpo até sua nova forma de presença como indicador do surgimento de uma nova fruição, presença e participação nos jogos eletrônicos.


2004

O Universo Matrix
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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