capa computacao grafica e editoracao eletronicaSILVA, R. P. A. Computação Gráfica e Editoração Eletrônica. Rio de Janeiro: SESES, 2015.

Apresenta conceitos básicos de Computação Gráfica e Editoração Eletrônica para estudantes de graduação, em especial estudantes de Comunicação Social. Dentre os temas abordados destacam-se noções básicas de manipulação de imagem bitmap, imagem vetorial e editoração eletrônica, com tutoriais e atividades propostas nos softwares Photoshop, Illustrator e InDesign.


osquadrinhosnaeradigital_pequenoFansub e Scanlation: caminhos da cultura pop japonesa de fã para fã via web. IN: LUIZ, L. (org). Os Quadrinhos na Era Digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa. São Paulo: Marsupial, 2013.

Análise da produção e consumo da cultura pop japonesa por seus fãs sob a ótica da convergência midiática e da cultura de participação. Trata do surgimento dos primeiros mangás e animes no Japão, bem como da importância dos fansubers e scanlators para sua disseminação no ocidente, inclusive através da internet e de redes colaborativas. Entre a abordagem colaborativa de alguns produtores e a postura proibicionista de outros, é avaliado o papel atual destes fãs, aqui considerados produsers, junto à mídia tradicional, assim como as transformações possibilitadas pelos avanços tecnológicos.

Anúncios